Quem pode perdoar?

só Deus perdoa

Deus nos ensina em Sua Palavra que devemos estar prontos para, com mansidão, dar a razão de nossa esperança e defender a fé cristã verdadeira ( Fp 1:17; 1 Pe 3:15).

Nesta segunda-feira, 21/11/16, o líder da igreja católica romana declarou ter concedido a todos os padres a autoridade de perdoarem o pecado do aborto.

Será que o papa pode conceder a outro ser humano o direito de perdoar o pecado do aborto? Será que o próprio papa pode emitir esse tipo de perdão? A resposta é não para ambas perguntas.

Deus é soberano

Deus não terceirizou a Sua autoridade exclusiva de conceder perdão. O Senhor Jesus não terceirizou a Sua mediação exclusiva entre o Pai Celeste e os homens, como está bem explicado em 1 Timóteo 2:5.

Não há especiais entre nós. Não há os mais espirituais, os que têm a oração mais forte ou isso ou aquilo outro. Logo, não há alguém que possa ouvir os meus pecados e me conceder o perdão ou fazer a mediação do perdão divino. Essas são atribuições exclusivas de Deus.

Somente Deus pode perdoar pecados

Nós podemos, no máximo, perdoar ofensas cometidas contra nós, o que é inclusive uma ordenança do Senhor para a nossa vida cristã, mas declarar o perdão divino, aquele perdão que livra do inferno, só Deus pode dar e é Ele mesmo quem faz essa mediação por meio de Jesus.

Nenhum mero humano tem o direito de absolver outro da culpa contra Deus. Porque o pecado é sempre contra Deus. Perdoar pecados é uma atribuição divina, só Deus pode perdoar um pecador arrependido.

Um dos testemunhos que o Senhor Jesus mais usou em Seu ministério terreno foi justamente o de dizer “Os teus pecados estão perdoados.” (Mc 2:5). Quando Jesus fazia isso Ele automaticamente estava fazendo a declaração da Sua divindade, porque Ele pode, porque Ele é.

O papa, bispos, padres, reverendos, pastores, seja lá quem for, não são Deus e não tem em si poder ou autoridade para perdoar pecados. Isso é, como já dito, anti-bíblico!

O aborto é sim um pecado terrível, mas pode sim ser perdoado por Deus somente.

Ore

Se você tem um pecado e está sinceramente arrependido, apenas ajoelhe-se (se não tiver forças para isso, não precisa, o mais importante é que seu coração esteja prostrado diante de Deus), feche os olhos e do mais profundo da sua alma diga algo como “Pai Todo-Poderoso, eu pequei e pequei contra Ti somente. Não sou digno do Teu favor, mas dá-me o Teu perdão gracioso, pois eu estou arrependido. Te peço isso não porque mereço, mas em Nome do Teu Filho amado, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”

Faça isso com verdade e a bíblia diz que Deus te perdoará e virá te consolar. Onde a bíblia diz isso? Em todo o seu ensino, mas só para dar um exemplo podemos ver o que diz 1 Jo 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”

Não é necessário o papa, um bispo, um padre, um reverendo ou um pastor, nem ninguém, apenas você e Deus no mais íntimo do seu coração onde só Ele pode estar, ali mesmo, Deus te perdoará e cuidará de você.

Perdoar pecados é um serviço feito exclusivamente por Deus e Ele está fazendo isso de forma excelente, por toda a história humana, sem nenhuma necessidade de ajuda.

A todos os meus amigos e parentes católicos romanos, não venho aqui para destratá-los, mas para alertá-los. Não se trata do que o papa diz, mas do que a Palavra de Deus ensina.

Deus não tem um representante na terra, Ele mesmo está aqui na pessoa do Espírito Santo. Cristo não tem um vigário, um substituto, pois Ele mesmo reina soberano dos céus e a tudo e a todos controla.

Nosso Senhor Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

 

Somente a Deus a glória. Amém!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *